terça-feira, junho 27, 2006

O ditador benevolente ataca de novo!

Fala ai Pessoal,

(Sorry not in english...)

Não sei se vcs estão acompanhando, na lista PM, mas caso não estejam, precisei postar isso para vcs se divertirem também ;-)

Linus Torvalds, insatisfeito com a impossibilidade de gerar saidas (traces) durante as últimas fases de suspend/resume e também pelo fato que sempre que testa STD ou STR (suspend to Disk ou RAM) em uma nova máquina eventualmente tem problemas, está intensamente ativo numa thread na lista PM copiando David Brownell e Pavel Machek.
Na maior parte da thread ele discute com Benjamim Harrenschimidt, que não conheço bem.

Eles ficam discutindo alguns pontos das rotinas suspend/resume e as pessoas não concordam muito com ele e ficam apenas respondendo inflando a discussão até um momento que o Linus decide partir para o Just-do-it e ELE mesmo cria um patch (24/06/2006) para começar a resolver o problema (que existe de fato), um tanto quanto decepcionado com os responsáveis por esta parte do driver core.

O mais engraçado é que após ele enviar o patch e após pouquíssimas modificações ele diz que já vai incluir no main-line se ninguém disser que DESTESTOU o patch. Esse patch não quebra a sequência de resume/suspend dos drivers mas estes podem se aprimorar com a nova sequência de funções, sendo um dos objetivos originar um suporte para se ter console por mais tempo permitindo melhor debug destes momentos difíceis do kernel além de uma estrutura um pouco mais consistente para STR/STD.

!

E assim evolui o Linux...

2 comentários:

Petrini disse...

Em Tempo:
O referido patch encontra-se agora sob testes com o mantenedor do driver-core, Greg Kroah, que deve envia-lo para a árvore -mm para maior abrangência de testes.

Anônimo disse...

christmas, christmas cards, christmas lights, christmas firework