sábado, fevereiro 03, 2007

GnuWin32 - Porte dos utilitários GNU para Windows

Se você está passando por uma temporada em sistemas Windows e tem grande familiaridade, além de sentir falta, dos programas de linha de comando do mundo Linux/Unix, seus problemas acabaram.

Existe o porte de grande parcela desses programas disponíveis para Windows 32 bits (incluem-se ai os mais recentes e usados). A compilação é nativa, ou seja, não requer bibliotecas compartilhadas (dll) como as do Cygwin, o que os torna mais eficientes e menos dependentes de outros aplicativos. O compilador utilizado é o Mingw, que é um porte do gcc para o ambiente das janelas e os fontes são os do projeto GNU e possuem então a mesma licença dos compilados para *n[i,u]x.

Dentre os utilitátios disponíveis podemos citar:
-Fileutils (find, ls, cp, etc)
-Compactadores (zip, bzip2)
-Grep, patch, diff e muitos outros.

Cada grupo de utilitários vem com um auto-instalador e insere ícones e menus, além das conhecidas man pages - em formato pdf!

Depois de instalar é só abrir uma janela DOS e recuperar a produtividade perdida. Quem desenvolve programas vai poder usar os comandos diff e patch para backups incrementais e ganhar espaço em disco, se não usar um controlador de versão é claro.

Chega de digitar 'ls' e dar erro:

http://gnuwin32.sourceforge.net/packages.html

2 comentários:

kugar88821 disse...

Very good article,I prepared a very good gift for you, please visit my blog, The best browser fo you in History

Tomaz disse...

Faaala Petrini... como que ta mano?! Muito importante para usuários habituados a uma linha de comando decente saberem disso, já que é realmente chato ficar preso à inflexibilidade e pouca praticidade do DOS! Gosto muito dos utilitários GNU para esses propósitos. Nunca usei no win.. vou dar uma experimentada agora!

Btw.. atualiza isso aqui com mais freqüência que vc ta no meu live bookmarks.. heheh! T+ e um grande abraço!